Blog & Dicas

Jejum intermitente, a melhor estratégia para emagrecer?

Na busca pelo emagrecimento inúmeros pensamentos passam em sua mente e acredito que um deles é ficar sem comer, na esperança de resolver tudo e ter resultados imediatos, mas não é bem assim, ao contrário do que muitos pensam, fazer jejum não é apenas ficar horas sem comer.

 Comer a cada 3 horas sempre foi uma prática muito recomendada, para manter o equilíbrio de uma alimentação saudável, porém, outras estratégias vêm sendo colocadas em prática, como o jejum intermitente que é um tipo de estratégia dietética com redução do consumo energético e manutenção da qualidade nutricional, e apesar de ser uma prática antiga, muitas vezes é feita naturalmente por alguns de nós devido a rotina corrida do dia a dia.

Existem muitas formas de realizá-lo, entre elas o jejum completo em dias alternados ou em alguns dias da semana, que consiste em fazer jejum total ou ingestão de até no máximo 25% das necessidades de energia diária, alternando com dias de ingestão calórica normal.

Alguns estudos já mostraram os efeitos benéficos do jejum, especialmente na redução de fatores de risco metabólicos para doenças crônicas, como redução de gordura abdominal e mudanças nos níveis de hormônios que contribuem para a perda de peso. Porém existem alguns questionamentos a se fazer antes de você inserir o jejum intermitente na sua rotina, alguns deles seriam: Qual é o seu objetivo? Ele se encaixa na sua rotina? O seu corpo está pronto? Ficar muitas horas sem se alimentar te causa desespero e vontade de sair comendo tudo que ver na sua frente?

Entenda que o objetivo do jejum intermitente não é apenas ficar sem se alimentar, você precisa conhecer o seu corpo. Estudos mostram (revista JAMA)  que a restrição calórica convencional em muitas pessoas tem mais resultados do que o jejum quando o objetivo é à perda de peso, ou seja, ficar sem comer não é o que vai te fazer emagrecer mais rápido, ressaltando assim que a resposta a qualquer intervenção dietética é individual, já que cada corpo reage de uma maneira, e a mesma deve ser sempre realizada com o apoio de um profissional nutricionista, já que o mesmo (a) irá analisar sua rotina, hábitos, necessidades e objetivos e inserir assim a melhor estratégia na sua rotina alimentar.

Está gostando do conteudo? compartilhe!