A alimentação é uma prática necessária para a sobrevivência humana e está diretamente relacionada com a saúde, voltada para o tratamento de patologias frente inadequado estilo de vida. O emagrecimento é um processo multifocal e a alimentação é a base desse tratamento, pontuando as dietas de baixa calorias, baixo teor de gordura, baixo teor de carboidrato. O aumento da procura por uma estratégia nutricional que traga resultados rápidos tem levado muitas pessoas a chegar até a estratégia Low Carb e se questionarem se realmente funciona.

É válido ressaltar que a razão do emagrecimento não está associada apenas à uma questão estética, mas, sobretudo às evidências que correlacionam a obesidade como agente de risco para doenças como diabetes, cardiopatias, hipertensão arterial, e até mesmo câncer, acarretando o desenvolvimento de outras patologias, causando muitas vezes quadros de mortalidade precoce e que demanda um tratamento de múltipla abordagem.
Low Carb é uma estratégia no plano nutricional baseada no consumo de alimentos com percentual de carboidratos reduzidos como o seu nome propriamente diz, dando prioridade aos carboidratos de baixo índice glicêmico e os alimentos minimamente processados. Excluindo da alimentação os carboidratos refinados como os açúcares, refrigerantes, biscoitos recheados dentre outros e aumentando o consumo de gorduras e proteínas saudáveis.

Entretanto, esse tipo de estratégia alimentar pode não ser adequada para algumas situações ou objetivos específicos em alguns indivíduos, dessa forma é indispensável a orientação do profissional.






